Total de visualizações de página

domingo, 13 de janeiro de 2013

ESPAÇO GOURMET


O Paulo Poeta Blog, não vai trazer só poemas. Como prometi o espaço é para trazer sugestões e minhas impressões sobre minhas paixões em geral. Algo que possa nos fazer viajar ao sentirmos diferentes sabores, aromas, cores e mais evocações artísticas. E uma dessas paixões é, sem dúvidas, a gastronomia. Por isso, aqui nesse meu diário, acabo de criar um espaço que vou chamar de “Espaço Gourmet”.

A requintada da palavra gourmet, de ascendência francesa é sempre associada à alta gastronomia e finesses desse mundo, como a apreciação dos bons vinhos e suas combinações com doces e salgados, e o talento de seus apreciadores. Essa pompa de sofisticação caiu no gosto de todos e hoje se incorpora inclusive no dicionário português. Isso tudo fez com que o mundo comercial entendesse o gourmet como artigos caros, altamente sofisticados, feitos e escolhidos exclusivamente para agradar pessoas exigentes, que desejam comer bem, mas que, sobretudo, entendem comer como um ramo da arte. Isso tanto para quem degusta, quanto para quem faz a arte gourmet.

Meu conceito coaduna com esse conceito comercial em muitos aspectos. Como por exemplo, no concerne a gastronomia como arte e requinte, cheia de sensações, onde a mistura de cores, aromas e sabores constroem uma obra que merece ser apreciada e sentida como uma verdadeira obra artística. Em contrapartida refuto a ideia de que essa arte tem que ser necessariamente cara, de difícil compreensão e de difícil acesso, sendo assim diretamente relacionada a um público com um poder aquisitivo específico. Eu penso mesmo, que a arte de entender a gastronomia é como a arte de entender todas as outras artes e parte do apreciador como crítico e formador de opinião. Ou seja, aquele que tendo um gosto goumert será capaz de apreciar algumas comidas extremamente populares e com preços bem acessíveis, mas terá a sensibilidade gustativa de compreender a beleza dos sabores que compõem aquela obra.

Nesse caminho de boas sugestões, que não tomará como parâmetro obrigatório os preços ou o alto grau de requinte e sofisticação, o “Espaço Gourmet” do Paulo Poeta Blog trará sugestões do mundo inteiro, de lugares simples aos mais sofisticados, de garnds chefs à barraquinhas de hot-dog. Sugestões de como comer bem e sentir-se bem ao entender essas sensações com uma arte que nos enriquece e instiga-nos a viver esses prazeres saborosos e que nos proporcionam viagens, muitas vezes, sem que precisemos sair do nosso cantinho.

Para começar, queria levar vocês ao número 666, Loja 02, da badalada Av. Afonso Pena, em Natal/RN. Essa avenida é para os potiguares o que a famosa Oscar Freire é para a grande São Paulo. Como prova de que você não precisa ir muito longe para viajar é que o empreendedor Rodrigo Paschoali resolveu presentear Natal com espaço charmoso, elegante e que lembra o aconchego dos cafés ingleses.

Fotos cedidas.

Estamos falando da London Cake, sinta-se convidado para um chá da tarde com a rainha Elizabeth II. É assim que você vai se sentir nesse espaço cheio de charme, idealizado com minúcias de detalhes e bom gosto. Você encontrará água francesa, uma diversidade de chás ingleses e ainda poderá tomar um bom café, tudo acompanhado de bolos e tortas deliciosas, doces primorosos que vão de bem-casados à bem-nascidos, cupcakes e irresitíveis brigadeiros-gourmet.

Tudo produzido artesanalmente, com muita delicadeza e requinte, como são os doces ingleses. Um doce que não exagera no doce e que antes da impressão gustativa te aguça a visão, são as pequenas obras de arte da London Cake. Traz-nos também a maravilhosa proposta de levar essa doçura inglesa aos casamentos e festas potiguares. Aos que ainda não passaram pela Europa, sentar alguns minutos nesse agradável ambiente é, definitivamente, inspirador...É um convite formal à Londres. Visitem e aproveitem um pedacinho de Londres em Natal.

Fotos cedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário