Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de março de 2013

ESCRITORES – Miguel de Cervantes

Arquivo da Internet

Hoje, na série “Escritores”, sugiro um dos que é considerado o pai da literatura fanstástica.  Miguel de Cervantes, espanhol, um dos maiores escritores de todos os tempos. Escreveu aquele que é considerado por alguns estudiosos e críticos literários o melhor e mais famoso romance já escrito, Dom Quixote de La Mancha. Cervantes escreveu amor como ninguém e fez Dom Quixote dizer por sua amada Ducineia: ”Nunca pense que seu amor é impossível, nunca diga "eu não acredito no amor", a vida sempre nos surpreende.”

Essa obra é a sua mais famosa, dividido entre o real e o imaginário, o escritor narra as aventuras de um fidalgo apaixonado, que é o personagem principal (Dom Quixote), sempre junto do seu servo e companheiro inseparável, Sancho Pança. Dom Quixote representa o idealismo em tudo aquilo que se propõe, com um espírito aventureiro e imaginativo. O contrário de Sancho, seu companheiro, que representa tudo aquilo que é real e de bom senso.

Cervantes é sem dúvida surpreendente e um dos maiores ícones da literatura de todos os tempos.  Merece ser lido, pois falar em Cervantes é falar de amor e todas as suas possibilidades, pondo o medo num canto de pouca atenção, ao exaltar tudo aquilo que o amor é capaz.

“A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida.
 – Miguel de Cervantes - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário